24 de fevereiro de 2010

Plano Nacional de Leitura - História Colectiva

“O Palhaço”

No âmbito do Plano Nacional de Leitura foi dinamizada a elaboração/construção de uma história colectiva alusiva ao Carnaval junto dos alunos da nossa escola.
Esta actividade consistia em elaborar uma história a partir de um excerto de um texto de Matilde Rosa Araújo “O Palhaço”. Todas as turmas participaram na construção desta história dando as suas ideias e asas à imaginação.
A construção desta história culminou na construção de um Palhaço com as características descritas na história realizado pelos alunos num Atelier de Expressão Plástica, no último dia de aulas, antes das férias de Carnaval.
A adesão dos alunos a esta actividade foi muito positiva. Todos eles se mostraram bastante interessados e motivados durante a construção da história. Estes participaram de forma activa nos vários aspectos envolvidos, desde a elaboração da história até à actividade que se seguiu de expressão plástica.
Vejamos, então, o resultado da criatividade, dinamismo e imaginação dos alunos da nossa escola:
Vou falar-lhes de um palhaço. Tinha um nariz muito grande e uns olhos que brilhavam como estrelas.
Um dia olhou o espelho do seu quarto e disse para a figura que o espelho reflectia:
- Será que todas as crianças gostam de mim? Sou colorido, carinhoso e muito alegre. Tenho uma roupa engraçada! Um chapéu vermelho com uma flor, umas calças coloridas com bolinhas e uma camisola azul. Tenho uns sapatos amarelos muito grandes! O meu cabelo é colorido e aos caracóis. Os meus lábios e as bochechas são vermelhas como os morangos que adoro comer. Sou alto, tudo em mim é grande: as calças são largas mas deixam ver as meias às cores; o meu chapéu é grande assim como a gravata. Tenho a cara pintada com uma grande cruz nos olhos; nas mãos tenho luvas brancas e cor-de-laranja de onde se erguem coloridos balões. Trabalho no circo e gosto muito de ir às escolas para divertir as crianças com as minhas brincadeiras!
Um dia foi à escola EB1 Rainha Santa. Era uma escola muito bonita e alegre, onde todas as crianças se sentiam felizes. Como estavam a festejar o Carnaval, havia meninos com fatos muito engraçados, alguns até estavam mascarados de palhaço!
Olhando para os meninos mascarados, que o tentavam imitar, o palhaço sentiu-se um pouco envergonhado e disse em voz alta, de si para si:
- Será que o meu fato é engraçado e bonito como o destes meninos? Será que eles vão gostar de mim com estes dois sapatos amarelos que mais parecem umas patas de patos?!
Os meninos desataram a rir e a bater palmas para o incentivar. O palhaço começou então a fazer palhaçadas e alguns truques de magia…
De seguida, o palhaço e todos os meninos da escola juntaram-se e foram festejar o Carnaval pelas ruas da cidade. Cantaram, brincaram e riram muito.
Quando chegaram à escola desfilaram e fizeram um concurso de máscaras. O vencedor foi o palhaço que pensava que não era engraçado.
Ele ficou radiante e, como modo de agradecer, tirou uma fotografia com os seus novos amigos.
Texto Colectivo
(Todas as turmas)

Sem comentários: