30 de março de 2012

PARABÉNS ao nosso grupo de teatro "AS ESTRELINHAS"! Estiveram lindos e fantásticos!

29 de março de 2012

Dias com ciência


No dia 23 de março, último dia de aulas do 2º período, os alunos do 1ºB tiveram uma aula diferente. Nesse dia, os alunos tiveram a oportunidade de realizar duas experiências com água. A 1ª experiência realizada foi “Quais serão os frutos que flutuam?” e a 2ª “O que será que acontece aos materiais quando os misturamos com água?”
Na 1ª experiência, os alunos tiveram a oportunidade de verificar, experimentando, que há frutos que flutuam e outros que não flutuam.
Na 2ª experiência, os alunos concluíram que quando misturamos materiais na água, há alguns que não se distinguem como o sal e o açúcar, mas há outros que se conseguem ver, como o azeite e o arroz.
Para a realização de ambas as experiências, todos os alunos tiveram de reunir o material necessário e depois registar a previsão do que iria acontecer numa grelha. De seguida, realizou-se a experiência e fez-se o registo do que se verificou. Por fim, escrevemos a conclusão a que chegámos após a realização das duas experiências.
Foi um dia bastante divertido e muito diferente. Todas as crianças ficaram motivadas a continuar a realizar experiências e o gosto pela ciência foi despertado!

Turma 1ºB

28 de março de 2012

Simulacro 2012

No dia 20 de março realizou-se mais um simulacro na nossa escola. Decorreu com normalidade, com uma boa coordenação e articulação de toda a equipa responsável neste estabelecimento de ensino. Toda a comunidade escolar desempenhou as suas funções de forma ordenada e célere. Foi muito importante relembrar as regras de segurança.

26 de março de 2012

Visita de estudo ao CAM Calouste Gulbenkian 3º ano

Foi no dia 22 de março, que eu e os meus amigos fomos visitar uma exposição na Fundação Calouste Gulbenkian. Era dia de greve dos trabalhadores, mas com sorte tivemos motorista, logo transporte. Ah, vamos voltar um pouco atrás! A fundação Calouste Gulbenkian foi criada através da herança de Calouste Gulbenkian que foi um grande colecionador de arte e que quando morreu, em MCMLV, deixou os seus bens ao país. Esta fundação apoia muitas atividades culturais e possui uma orquestra, bibliotecas, um coro, salas de espetáculo e dois edifícios com cerca de 6000 peças. Quando lá chegámos, conhecemos a monitora Patrícia Tiago e explicou-nos que existem pintores que “escondem” matemática nas pinturas. Aprendemos que na natureza há muita matemática. Também vimos uma escultura, feita de mármore com a forma de um cubo. Sim, foi muito divertido, até vimos uma exposição de Beatriz Milhazes que é uma pessoa que gosta e defende muito a natureza, e fez uma pintura das 4 estações, com muita cor e movimento. Para terminar, eu gostei muito, foi muito giro, e todos os pais deviam levar lá os seus filhos e aproveitavam e faziam um piquenique. 3º A

20 de março de 2012

Alunos do 4º Ano na Base Naval do Alfeite

No dia 19 de março, os alunos do 4º ano realizaram uma visita de estudo à Base Naval do Alfeite. Começámos por visitar a fragata D. Francisco de Almeida. Este é um navio de guerra que já teve missões importantes no combate à pirataria na zona do Corno de África. Estivemos sentados no local onde o helicóptero aterra,aí vimos algumas imagens sobre a fragata e ouvimos algumas explicações sobre o funcionamento deste navio. De seguida, descemos umas escadas muito estreitas e fomos ver a ponte, o local onde os marinheiros controlam tudo o que acontece na fragata.
Estávamos muito entusiasmados, mas a nossa visita tinha que continuar.
Saímos da fragata e fomos conhecer o Navio Escola Sagres. Este  foi construído há 75 anos, este ano completa 50 anos ao serviço de Portugal e já fez 3 voltas completas ao mundo.
Estivemos na proa, no castelo e também visitámos a ponte, onde se encontra todo o equipamento necessário para comunicar e navegar em segurança.Vimos os mastros, as velas, os cabos, a âncora e os lemes. Ficámos a saber que o patrono deste navio é o Infante D. Henrique, o impulsionador dos Descobrimentos e que a divisa da Marinha Portuguesa é "A Pátria honrai que a Pátria vos contempla".
Todos os marinheiros que nos receberam e acompanharam durante a visita foram muito simpáticos!
Esta visita foi muito interessante, divertimo-nos e aprendemos muito!
4º C

Visita de Estudo ao Aquário Vasco da Gama


No dia 19 de março, todos os alunos do 1º ano foram visitar o Aquário Vasco da Gama. Foi uma visita muito divertida e interessante! Lá pudemos observar as várias espécies de peixes que existem e os diferentes habitats de cada uma. Começamos por ver a galeria dos invertebrados. Nesta galeria tivemos a possibilidade de observar e tocar nos animais expostos em dois tanques que representam dois ambientes diferentes: uma Praia Rochosa da Linha do Estoril e uma Praia Arenosa do Estuário do Sado. De seguida vimos as espécies da costa marítima portuguesa e num grande tanque pudemos observar tartarugas marinhas vivas, da espécie Caretta caretta, vulgarmente conhecidas por tartaruga-bobo. Havia também uma zona para as espécies que habitam em água doce. Por fim, vimos a galeria da fauna da marinha tropical e os leões-marinhos. Na galeria da fauna da marinha tropical habitam as espécies que vivem em água mais quente. As cores dos peixes são muito bonitas. Havia peixes com nomes muito engraçados como peixe-cão, peixe-balão e até um peixe-cirurgião. Adoramos esta visita ao aquário e aprendemos muitas coisas sobre a vida marinha!
1ºB

18 de março de 2012

Convite do Baile Real - 24 de Março de 2012

Saúde Oral

No dia 15 de março recebemos a visita da enfermeira Alexandrina, que com o apoio do Centro de Saúde de Odivelas, nos proporcionou um momento sobre higiene oral. Visualizamos um vídeo muito animado onde descobrimos como podemos combater as indesejáveis cáries, e depois a Alexandrina explicou-nos algumas regras que devemos cumprir diariamente para termos uma dentição saudável. E como trocar de escova é muito importante, recebemos uma de presente. Gostámos muito desta atividade!




11 de março de 2012

Projeto Ser Seguro - "RodOdivelas Vai à Escola"

Os alunos do 4º ano participaram em mais uma sessão do Projeto Ser Seguro.
Desta vez fomos aprender as principais regras enquanto passageiros de um transporte público. 
Também recebemos "A carta de mobilidade do concelho de Odivelas", como reconhecimento da nossa participação neste projeto.
 Este projeto  ajudou-nos a compreender melhor a importância da educação rodoviária.
Gostámos muito de todas as sessões em que participámos!





4 de março de 2012

Hora do conto- " O Príncipe com orelhas de burro"











No dia 9 de Fevereiro a professora do 3ºA foi-me buscar à Quinta da Paiã. Sou um roedor, um coelho e vim com três meses.
 Os meninos da turma ficaram muito contentes porque já tinham saudades de ter uma "amiguinho" na sala.
Estamos à espera do meu médico, o veterinário, para verificar se estou bem de saúde e se sou menino ou menina.
As crianças de toda a escola gostam muito de mim. Já me foram visitar à sala e fazem-me muitas festinhas.
Sou um animal com muita sorte. Tenho ido passar os fins de semana a casa de várias crianças e todas me tratam muito bem.
Sou muito mimado.
Vou dando noticias para vos contar mais novidades.