25 de abril de 2011

25 de Abril


(...)

Já não era a preto e branco

este país renascido

coloria-se em festa

por tudo fazer sentido.

(...)

O cravo de praça em praça

foi tingindo de alegria

o rosto de uma cidade

com asas de poesia.

(...)

E esse cravo de Abril

renasce todos os anos

com o aroma dos afectos

para fazer novos planos.


E no fundo para lembrar

que Abril não acabou

pois não é só uma data

mas o futuro que começou.

"Era uma vez um cravo", José Jorge Letria

13 de abril de 2011

Acção de Formação

Decorreu na nossa escola uma acção de formação sobre Plano de Emergência para Estabelecimento de Ensino - Equipas Internas de Segurança.
Esta formação foi promovida pela Protecção Civil de Odivelas para pessoal docente e não docente.

9 de abril de 2011

Último dia do 2º Período

Terminámos mais um período letivo e em festa.
Aproveitámos esse dia para juntar todas as turmas da escola e apresentar várias atividades que resultaram do trabalho das últimas semanas.
Assim, todos viram um video, feito pelos alunos do 3º e 4º ano, que participou no concurso " Movie Floresta" no âmbito das comemorações do dia mundial da floresta.
Foram, também, distribuidos os diplomas de participação e premiados os vencedores do concurso de leitura realizado na semana da leitura.
A seguir assistimos à demonstração de ginástica de um grupo de alunos, de todos os anos de escolaridade, que com a ajuda do professor Daniel Santos, representaram a nossa escola no 3º Sarau Gímnico das Escolas de Odivelas, no dia 1 de Abril.
E para terminar fizemos um lanche convívio.

Uma boa Páscoa para todos e um descanso merecido.

7 de abril de 2011

III Sarau Gímnico das Escolas de Odivelas

No dia 1 de abril, decorreu no pavilhão da escola secundária da Ramada o 3º Sarau Gímnico Escolar do Concelho de Odivelas.
A nossa escola participou neste evento com um grupo de alunos que frequenta a Actividade Física Desportiva, acompanhados pelo professor Daniel Santos.
Foi uma noite desportiva, mas sobretudo de convívio e muita alegria onde todos os participantes brilharam.
Parabéns aos nossos atletas e ao professor Daniel que muito bem representaram a EB1 Rainha Santa.
Também o nosso obrigado à mãe do aluno Diogo Lima, do 2º B, que gentilmente ofereceu os calções aos nossos atletas.

6 de abril de 2011

Fazer Papel Reciclado - Centro Ecológico de Famões

No dia 29 de Março os alunos da turma do 1º C receberam na escola os técnicos do Centro Ecológico de Famões. Para além de terem reflectido sobre a importância da reciclagem e da reutilização para a preservação do Planeta Terra, ainda puderam colocar em prática o que aprenderam. Utilizando Jornais velhos, água e uma varinha mágica fizeram papel reciclado. Foi muito divertido!

Semana da Leitura - 21 a 25 de Março

Na semana de 21 a 25 de março realizámos a Semana da Leitura. Foi uma semana cheia de magia... Contámos e ouvimos muitas histórias. Convidámos os avós que nos divertiram com as suas traquinices de criança, contaram contos, poemas e histórias de encantar. Os padrinhos (alunos do 4º ano) visitaram os afilhados ( alunos do 1º e 2º anos), desta vez para contar histórias de obras contempladas no Plano Nacional de Leitura. Fizémos até um concurso de leitura com vencedores de cada ano de escolaridade. Na sala realizámos textos, guiões de leitura, trabalhos muito bonitos e dramatizámos algumas histórias de obras do PNL. Obrigado a todos os que participaram. Foi uma semana enriquecedora!

4 de abril de 2011

Participação no 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

A nossa escola participou no 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Estiveram presentes cerca de 2600 crianças de diversas idades.


Inicialmente, foi realizado um concurso na escola com eliminatórias entre alunos do mesmo ano de escolaridade, e depois entre todos. Ficaram apurados alunos de diferentes níveis que representaram a nossa escola neste concurso.

Foi um dia muito especial, pois apesar de não sermos os vencedores gostámos muito de participar.