21 de junho de 2010

Terminámos mais um Ano...

No passado dia 17 de Junho realizou-se, na EB1 Rainha Santa, a festa de encerramento do ano lectivo 2009/2010.
A festa contou com actividades preparadas pelos professores das turmas do 4.º ano e das Actividades de Enriquecimento Curricular. Todos os que compareceram na festa tiveram ainda oportunidade de assistir a demonstrações do grupo de karaté e de capoeira que utilizam a escola para as suas aulas semanais.
O ponto alto desta festa foi a entrega das pastas com as fitas e diplomas aos finalistas, um momento cheio de simbolismo e afectividade.
Esta festa teve a participação da Associação de Pais que organizou uma demonstração de malabarismo com fogo. Ao seu encargo esteve ainda a venda de manjericos e a preparação das iguarias servidas.

15 de junho de 2010

Festa de Final de Ano

À semelhança do que se tem feito em anos anteriores iremos realizar uma Festa de Final de Ano com a participação de toda a comunidade escolar.
Apareçam… Contamos convosco!

Projecto "Já Sei Ler" / Leituras em Família



As nossas professoras deram-nos livros para, em casa, podermos trabalhá-los com os pais. Depois de lermos as histórias viemos apresentá-las aos nossos colegas.
Algumas famílias leram, outras dramatizaram, outras utilizaram fantoches e houve ainda quem trouxesse materiais relacionados com os conteúdos das histórias.
Foi uma ideia “super-mega” gira e que gostaríamos muito de repetir para o próximo ano lectivo.
1º Ano Turma A


Os professores agradecem a disponibilidade e empenho que os pais demonstraram nestas actividades e que em muito contribuíram na concretização deste projecto.

14 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente



Na nossa escola, realizámos trabalhos e actividades muito interessantes para comemorar o Dia Mundial do Ambiente.
Todos juntos, no ginásio, cantámos uma canção sobre o “Ambiente”, com a ajuda dos professores de Música. Vimos o PowerPoint com a história “À descoberta da Amazónia”, pesquisámos e elaborámos um cartaz e ainda organizámos equipas para limpar o nosso recreio.
Aprendemos muitas coisas interessantes sobre como proteger o Ambiente e adorámos participar em todas estas actividades!

1º Ano Turma B

9 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança



No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, fomos ao cinema no Odivelas Parque. Vimos o filme “Alvin e os esquilos 2”. Foi muito giro, engraçado e divertido. Nós gostámos muito do filme porque nos fez rir.
Quando chegámos à escola comemos um delicioso gelado oferecido pelo Encarregado de Educação do nosso colega Diogo Lima, do 1º Ano Turma B. A Associação de Pais também nos ofereceu uma prendinha.
Fizemos ainda uma largada de balões. Foi um dia muito divertido!

2º Ano Turma A

«Luz, Câmara, Acção»


Algumas turmas da nossa escola foram ao Odivelas Parque ver os objectos antigos utilizados na realização dos filmes e também fizeram filmes, um com carros e outro com pessoas.
Só alguns meninos puderam ser actores, outros tiveram que ser o realizador, o técnico de som, de iluminação e de filmagem.
Os meninos vestiram roupas antigas, do tempo dos reis. A história baseava-se numas princesas raptadas por um dragão e os cavaleiros que as iam salvar foram ajudados por uma fada.
Como todas as histórias, também esta teve um final feliz!
Gostámos muito desta actividade!

Rodrigo Nunes
3º C

7 de junho de 2010

Conhecer o que é o Bullying para o combater


Bullying é uma palavra inglesa que significa a atitude agressiva que há nas escolas entre alunos. Existem duas maneiras de magoar as pessoas: de forma física que é quando se bate e de forma verbal que é quando se chamam nomes.
Os principais alvos do Bullying são as crianças. Os autores de Bullying são as pessoas que gostam de gozar e bater e, por fim, os coniventes do Bullying são pessoas que quando vêem um aluno ser agredido não fazem nada para o ajudar.
Agora presta atenção a três conselhos que te vou dar:
- Se vires uma briga ou alguma coisa do género conta a um adulto disponível, como uma auxiliar ou uma professora;
- Evita andar sozinho no recreio pois podem gozar contigo ou bater-te, e assim não tens testemunhas;
- Não deixes que te tratem mal, defende-te e não ligues a ameaças.
Não deve haver Bullying, nós queremos AMOR, AMIZADE, ALEGRIA e PAZ!!!
Catarina Neves 3º D


A Escola Rainha Santa agradece a colaboração das enfermeiras Ana Teresa e Cristina Lopes (esta também encarregada de educação) pela sua orientação das sessões sobre o tema bullying, que decorreram nos meses de Abril e Maio, na nossa escola. Nestes debates participaram todos os alunos da escola. Pretendeu-se informar os alunos sobre o que é o bullying, como se sentem as vítimas de bullying e o que se deve fazer para ultrapassar este problema.
Continuaremos a apreciar iniciativas dos encarregados de educação, que estejam em consonância com o nosso Projecto Educativo.