24 de fevereiro de 2010

O Flecha veio à nossa Escola

O Flecha veio visitar a nossa sala de aula.
Ele é do nosso colega Francisco.
O Flecha é um cão bebé muito pequenino.
Ele tem o pêlo preto e macio.
O cão do Francisco é um animal querido, meigo e muito amigo.
O Flecha bebe a água do seu bebedor.
Ele não come cá porque comeu em casa.
Este cão dá umas mordidelas amigas e meigas.

1º Ano Turma A






O Carnaval na minha Escola

No Carnaval, eu e os meus amigos divertimo-nos muito! Na escola havia vários Ateliers de Expressão Plástica onde os meninos fizeram trabalhos muito engraçados.
Eu e os meus colegas fizemos máscaras com purpurinas, tintas, serpentinas e também confetis. Eu mascarei-me de zorro e todos os meus colegas também estavam mascarados. Depois de termos feito as máscaras no nosso Atelier fizemos uma grande fila para o ginásio. Lá, todas as turmas desfilaram num palco. Dançámos ao som da música e brincámos muito.
Quando terminou o desfile fomos almoçar no refeitório e depois fomos para casa e começaram as férias de Carnaval.
Eu adorei o Carnaval na minha escola!
Suainol Turé 3ºD

Plano Nacional de Leitura - História Colectiva

“O Palhaço”

No âmbito do Plano Nacional de Leitura foi dinamizada a elaboração/construção de uma história colectiva alusiva ao Carnaval junto dos alunos da nossa escola.
Esta actividade consistia em elaborar uma história a partir de um excerto de um texto de Matilde Rosa Araújo “O Palhaço”. Todas as turmas participaram na construção desta história dando as suas ideias e asas à imaginação.
A construção desta história culminou na construção de um Palhaço com as características descritas na história realizado pelos alunos num Atelier de Expressão Plástica, no último dia de aulas, antes das férias de Carnaval.
A adesão dos alunos a esta actividade foi muito positiva. Todos eles se mostraram bastante interessados e motivados durante a construção da história. Estes participaram de forma activa nos vários aspectos envolvidos, desde a elaboração da história até à actividade que se seguiu de expressão plástica.
Vejamos, então, o resultado da criatividade, dinamismo e imaginação dos alunos da nossa escola:
Vou falar-lhes de um palhaço. Tinha um nariz muito grande e uns olhos que brilhavam como estrelas.
Um dia olhou o espelho do seu quarto e disse para a figura que o espelho reflectia:
- Será que todas as crianças gostam de mim? Sou colorido, carinhoso e muito alegre. Tenho uma roupa engraçada! Um chapéu vermelho com uma flor, umas calças coloridas com bolinhas e uma camisola azul. Tenho uns sapatos amarelos muito grandes! O meu cabelo é colorido e aos caracóis. Os meus lábios e as bochechas são vermelhas como os morangos que adoro comer. Sou alto, tudo em mim é grande: as calças são largas mas deixam ver as meias às cores; o meu chapéu é grande assim como a gravata. Tenho a cara pintada com uma grande cruz nos olhos; nas mãos tenho luvas brancas e cor-de-laranja de onde se erguem coloridos balões. Trabalho no circo e gosto muito de ir às escolas para divertir as crianças com as minhas brincadeiras!
Um dia foi à escola EB1 Rainha Santa. Era uma escola muito bonita e alegre, onde todas as crianças se sentiam felizes. Como estavam a festejar o Carnaval, havia meninos com fatos muito engraçados, alguns até estavam mascarados de palhaço!
Olhando para os meninos mascarados, que o tentavam imitar, o palhaço sentiu-se um pouco envergonhado e disse em voz alta, de si para si:
- Será que o meu fato é engraçado e bonito como o destes meninos? Será que eles vão gostar de mim com estes dois sapatos amarelos que mais parecem umas patas de patos?!
Os meninos desataram a rir e a bater palmas para o incentivar. O palhaço começou então a fazer palhaçadas e alguns truques de magia…
De seguida, o palhaço e todos os meninos da escola juntaram-se e foram festejar o Carnaval pelas ruas da cidade. Cantaram, brincaram e riram muito.
Quando chegaram à escola desfilaram e fizeram um concurso de máscaras. O vencedor foi o palhaço que pensava que não era engraçado.
Ele ficou radiante e, como modo de agradecer, tirou uma fotografia com os seus novos amigos.
Texto Colectivo
(Todas as turmas)

20 de fevereiro de 2010

APRENDER MAIS... COM OS PAIS!

Alguns pais vieram à nossa sala de aula falar das suas profissões.
O pai do Tiago Oliveira é polícia e ensinou-nos muitas coisas interessantes.
Mostrou-nos a pistola, o gás pimenta, as algemas, o apito e o cassetete. No entanto, disse-nos que o diálogo deverá ser sempre a primeira “arma” que o Polícia deve utilizar.


O pai do José é, além de bancário, treinador de futebol. Ensinou-nos que o treinador tem que fazer sempre um plano de trabalho e que para ser uma boa equipa é preciso ter espírito de grupo. Na sua opinião não interessa ganhar ou perder, o importante é praticar desporto.

A mãe da Catarina Domingos é carteira e explicou-nos o que se faz nesta profissão. Vinha vestida com a farda dos Correios e trazia um grande saco. Mostrou-nos uma encomenda que pode ser enviada pelos Correios mas os carteiros têm que a entregar pessoalmente porque não cabe na caixa do correio. Também nos mostrou várias cartas e selos de diferentes valores.


Gostámos muito destas visitas e foi uma maneira diferente de aprendermos mais sobre o tema que estávamos a estudar na área de Estudo do Meio, “As Profissões”.
Queremos mandar um beijinho aos pais e agradecer a vossa presença.


2º Ano Turma C

11 de fevereiro de 2010

A Visita da Presidente da Câmara Susana Amador


Foi no passado dia 11 de Fevereiro que recebemos a visita dos treinadores do CLUBE TÉNIS PARA TODOS, que nos deram a conhecer este desporto. Foi muito divertido! Até a nossa Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, participou nesta iniciativa. Veio visitar a nossa escola, e mesmo sem estar equipada não deixou de nos acompanhar num joguinho.
As "auxiliares" ficaram muito bonitas com a nova farda, oferecida pela Presidente, que dá muita cor à nossa escola.
Gratos pela sua visita, oferecemos-lhe um bonito ramo de flores, realizado pelos alunos da escola.
Um obrigado também ao Clube de Ténis por esta oportunidade.

3 de fevereiro de 2010

Visita aos Bombeiros Voluntários de Odivelas



VISITA AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ODIVELAS
No dia 29 de Janeiro fomos conhecer os Bombeiros Voluntários de Odivelas.
Começámos por ver todos os carros que os Bombeiros utilizam em diferentes situações: no combate a incêndios (nas florestas, casas ou fábricas); em salvamentos e no transporte de doentes ou feridos ao Hospital.
Também vimos todos os materiais que os Bombeiros precisam, como por exemplo: muitas mangueiras, bombas de ar e de água, martelo, macaco e uma chave muito especial que até corta metal.
No quartel dos Bombeiros também há uma oficina, um ginásio e um prédio onde os bombeiros treinam e estudam.
O bombeiro Nuno Mota também nos mostrou os vestiários, onde estavam os fatos e os capacetes de todos os Bombeiros, os gabinetes dos Comandantes e as camaratas.
Despedimo-nos e agradecemos por nos terem recebido tão bem e ensinado tantas coisas novas.


2º Ano Turma C