30 de março de 2014

Atelier´s / oficinas ambientais

Na escola e durante a semana tivemos Atelier´s / oficinas ambientais. Os atelier´s propostos visam sensibilizar os alunos e professores para a importância da recolha, seleção, reutilização e reciclagem de resíduos, como forma individual de cada um ajudar na defesa do ambiente. Pretende igualmente transmitir as regras básicas em torno da seleção e deposição de resíduos nos respetivos ecopontos. Através destes atelier´s é demonstrado que é possível, através do processo de recolha, reciclagem e reutilização de materiais (papel, cartão, jornais, revistas, caixas de ovos, rolos de papel higiénico, óleo alimentar usado, velas já utilizadas, garrafas PET) dar uma nova utilização a resíduos já utilizados e habitualmente considerados como lixo.

22 de março de 2014

Semana da leitura

De 17 a 21 de março realizou-se, na nossa escola, a semana da leitura. Ao longo dessa semana concretizámos muitas atividades. Tivemos a feira do livro e a visita do escritor Sérgio de Luís Carvalho, que nos falou das suas obras e onde nós também mostrámos alguns dos nossos trabalhos elaborados em diferentes salas. Algumas turmas visitaram a exposição "Quinzena das ciências e tecnologias" na sede do agrupamento. Assistimos a uma ação de sensibilização de saúde oral e aprendemos a escovar melhor os dentes. Recebemos um contador de histórias, o Sr. Juveniano. E por fim as nossas Assitentes Operacionais também colaboraram nas atividades dessa semana contando-nos histórias com muita imaginação e magia. Foi uma grande semana!

16 de março de 2014

Semana da Leitura


Alunos do 3.º e 4.º Ano visitam o Pavilhão do Conhecimento

No dia 14 de março, nós, um grupo de alunos da Escola Básica Rainha Santa, fizemos uma visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
À chegada, ficámos logo impressionados com os repuxos e as figuras, principalmente com a do globo.
No interior, vimos uma mesa gigante com cadeiras. Os alunos sentaram-se nas cadeiras e por baixo da mesa.
Depois entrámos na exposição «Cubo ou não?», onde uma senhora nos explicou as regras e nos guiou até à sala «Vê, faz e aprende». Essa sala parecia um lugar mágico e aí fizemos muitas experiências divertidas. A minha preferida foi a da “cama de pregos”, que, à primeira vista, parecia que me ia magoar, mas isso não aconteceu.
A seguir, fomos para a sala «Era uma vez», onde participámos em várias experiências fantásticas. Desta vez, a minha favorita foi «a construção da casa dos três porquinhos».
A última sala chamava-se «Explora» e nela houve experiências que nos despertaram a atenção, como, por exemplo, tirar uma fotografia às escuras.
Eu adorei esta visita de estudo, de que pais e filhos podem desfrutar de forma muito divertida.

Maria Cosme, 3ºB