20 de março de 2012

Alunos do 4º Ano na Base Naval do Alfeite

No dia 19 de março, os alunos do 4º ano realizaram uma visita de estudo à Base Naval do Alfeite. Começámos por visitar a fragata D. Francisco de Almeida. Este é um navio de guerra que já teve missões importantes no combate à pirataria na zona do Corno de África. Estivemos sentados no local onde o helicóptero aterra,aí vimos algumas imagens sobre a fragata e ouvimos algumas explicações sobre o funcionamento deste navio. De seguida, descemos umas escadas muito estreitas e fomos ver a ponte, o local onde os marinheiros controlam tudo o que acontece na fragata.
Estávamos muito entusiasmados, mas a nossa visita tinha que continuar.
Saímos da fragata e fomos conhecer o Navio Escola Sagres. Este  foi construído há 75 anos, este ano completa 50 anos ao serviço de Portugal e já fez 3 voltas completas ao mundo.
Estivemos na proa, no castelo e também visitámos a ponte, onde se encontra todo o equipamento necessário para comunicar e navegar em segurança.Vimos os mastros, as velas, os cabos, a âncora e os lemes. Ficámos a saber que o patrono deste navio é o Infante D. Henrique, o impulsionador dos Descobrimentos e que a divisa da Marinha Portuguesa é "A Pátria honrai que a Pátria vos contempla".
Todos os marinheiros que nos receberam e acompanharam durante a visita foram muito simpáticos!
Esta visita foi muito interessante, divertimo-nos e aprendemos muito!
4º C

Sem comentários: