3 de março de 2011

Visita ao Pavilhão do Conhecimento

No dia 3 de Março de 2011 fomos ao Pavilhão do Conhecimento que fica situado na Expo – Parque das Nações.
Quando chegámos lanchámos. A seguir vimos uma porta secreta, parecia uma parede rosa. A Professora Cristina foi falar com duas senhoras e atravessámos um caminho um pouco escuro. Este caminho ia dar às exposições.
Vimos duas exposições: "Vê, Faz, Aprende!", onde o principal objectivo é a interacção dos visitantes com os 66 módulos e "Exploratorium", dedicado a experiências científicas.
Eu vi uma roda que tinha um vidrinho à frente e coloquei lá a mão e:
- Afinal não está lá nenhum vidro!
Depois vimos um círculo que era hipnotizante, funcionava assim: ficávamos muito tempo a olhar e depois ficámos tontos. Não sei bem o nome!
Avistámos um sistema de comunicação com uns auscultadores e uma espécie de microfone e pudemos experimentar todos!
Também observámos uma cama com pregos. Nós deitávamo-nos e assim que carregávamos num botão os pregos subiam. Por incrível que pareça não nos aleijavam. Super divertido.
Descobrimos um carro com rodas quadradas e até andava para trás e para a frente, mas não virava. E vimos mais outras coisas.
O Vórtice, sei agora o nome, parecia-me que empurrávamos e deitava bolhas…
Adorei os raios! Eu punha a mão e os raios desviavam-se seguindo a direção que a mão dava.
Passámos depois para outra sala … Era a exposição Exploratorium!
Chegámos lá, estava assinalado que não se podia tocar no fio elétrico e os meus colegas não leram e tocaram. Sucedeu que eles apanharam um choque.
Vimos uma caixa na qual se podia tirar fotografias e o reflexo da nossa imagem ficava na parede.
Observámos algumas coisas em paredes que depois de muito fixarmos os nossos olhos davam-nos outras imagens. Tínhamos de estar muito concentrados para conseguirmos esse efeito. Também vimos uma molinha dentro de uma caixa e o mais engraçado é que quando tentámos tocá-la ela não estava lá:
- Era o reflexo da mola! Que divertido!
Também vimos uns pregos que quando púnhamos lá a nossa mão, eles tomavam essa forma.
Acabada a visita de estudo, fomos à casa de banho e fomos para a camioneta e logo chegámos à Escola onde os nossos pais estavam à espera!

Que bela Visita de Estudo! O Pavilhão do Conhecimento parece que é feito de magia e efeitos espaciais, mas não é, ele é feito de Ciência!

Francisco 2ºA

Sem comentários: