29 de outubro de 2010

Projecto ICI - "No tempo em que não havia tempo"


No âmbito do Projecto ICI “No tempo em que não havia tempo”, promovido pela Câmara Municipal de Odivelas, os alunos dos 3ºs e 4ºs anos prepararam uma pequena dramatização da história colectiva “À Descoberta da Amazónia”, escrita no ano lectivo anterior.
Esta dramatização foi preparada para a cerimónia pública de apresentação do livro na Sociedade Musical Odivelense, no entanto devido à previsão de mau tempo foi apresentada na escola para toda a comunidade educativa.
Os nossos actores mostraram-se muito entusiasmados, quer durante a preparação como na apresentação da peça.
O livro “No tempo em que não havia tempo… Descobria-se a cabeça” foi oferecido a todos os alunos permitindo-lhes ver nele publicada a história por eles escrita e ilustrada.

28 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro


Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação foram diversas as actividades desenvolvidas na sala de aula. Os mais pequenos receberam a visita da enfermeira Cristina Lopes, mãe do Francisco (2º A), que contou uma história de um menino que aprendeu a fazer uma alimentação saudável, e desenvolveu um jogo com as regras da alimentação.
O lanche também foi diferente, uns confeccionaram sumo de laranja, outros manteiga, salada de frutas e pão com marmelada.
Aprendemos muito sobre os alimentos saudáveis e a higiene na alimentação.
Muito Obrigado enfemeira Cristina!
Todos os alunos

Visita à Kidzania


No dia 14 de Outubro as turmas do 1º ano foram à Kidzania.
A Kidzania representa uma cidade onde os seus habitantes são as crianças, tudo é feito ao seu tamanho e permite-lhes um melhor conhecimento do mundo dos adultos. Ali, estão representados os diversos sectores da economia e as crianças, através de várias actividades lúdico-educativas, entram no mundo das profissões e do faz-de-conta. Experimentam as profissões dos adultos e, em troca do seu trabalho, recebem um salário na moeda oficial da Kidzania, “KidZo”.
Bombeiros, polícias, actores, trabalhadores da construção civil, médicos, desportistas… foram muitos os papéis que todos os alunos desempenharam sempre de forma muito dinâmica e participativa. Esta visita de estudo contribuiu para a transmissão de valores muito importantes como, o sentido da responsabilidade e o de aprender a gerir o dinheiro. As crianças percebem aqui, que de facto, só podem comprar aquilo que querem ou divertirem-se se tiverem dinheiro, caso contrário terão que trabalhar para o ganharem. Provavelmente, todos eles, em situações divertidas e de brincadeira, saíram deste espaço com uma maior sensibilidade para o esforço realizado pelos pais para lhes comprarem tudo aquilo que precisam e querem.
Prof. Isabel Dias 1º C

13 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA



Comemoração do Centenário da República
1910-2010

A 5 de Outubro de 2010 comemoraram-se os 100 anos da Implantação da República Portuguesa. Para comemorar este acontecimento, os alunos dos 3ºs e 4ºs anos realizaram/participaram em várias actividades.
Assim, no dia 1 de Outubro veio à nossa escola uma equipa do Iscel, Instituto Sócio Cultural de Educação e Lazer, para realizar um teatro “História ao vivo – Da Monarquia à República”. Este teatro foi realizado pelos próprios alunos que apanhados de surpresa, foram vestidos à época representando sem guião, cenas dos séculos XIX e XX, tais como: o casamento do Príncipe D. Carlos de Portugal com a Princesa Dona Amélia de Orleães; a Conferência de Berlim, Revolução Republicana de 1891 e o Regicídio; a revolução de 5 de Outubro de 1910, a Proclamação da República e o Hino Nacional “A Portuguesa”.
Esta actividade teve a duração de cerca de 1h30m durante a qual os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos e despertar o gosto pela história de Portugal.
Para além desta actividade, os alunos puderam ainda participar nas Comemorações do Centenário da República na Escola EB2, 3 dos Pombais, no dia 4 de Outubro. Neste dia, os alunos de 3º e 4º ano tiveram a oportunidade de ouvir o Hino Nacional cantado por alunos mais velhos daquela escola e ainda ouvir um discurso da Directora do Agrupamento sobre este tema.


Texto colectivo
4ºD

3 de outubro de 2010

Recepção aos Alunos do 1º Ano


Foi com muita cor e alegria que os mais pequeninos começaram uma nova etapa da sua vida. Durante uma semana foram convidados, pelos colegas dos outros anos, a participar na aventura de descoberta das cores.
Foram diversas as actividades!Cantaram, representaram, pintaram, fizeram sumo de laranja, bolinhos de chocolate... e foram "apadrinhados" pelos colegas do 4º ano. Foi muito divertido!Deixamos algumas fotos e o desejo de Boa Sorte!