13 de outubro de 2010

CENTENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA



Comemoração do Centenário da República
1910-2010

A 5 de Outubro de 2010 comemoraram-se os 100 anos da Implantação da República Portuguesa. Para comemorar este acontecimento, os alunos dos 3ºs e 4ºs anos realizaram/participaram em várias actividades.
Assim, no dia 1 de Outubro veio à nossa escola uma equipa do Iscel, Instituto Sócio Cultural de Educação e Lazer, para realizar um teatro “História ao vivo – Da Monarquia à República”. Este teatro foi realizado pelos próprios alunos que apanhados de surpresa, foram vestidos à época representando sem guião, cenas dos séculos XIX e XX, tais como: o casamento do Príncipe D. Carlos de Portugal com a Princesa Dona Amélia de Orleães; a Conferência de Berlim, Revolução Republicana de 1891 e o Regicídio; a revolução de 5 de Outubro de 1910, a Proclamação da República e o Hino Nacional “A Portuguesa”.
Esta actividade teve a duração de cerca de 1h30m durante a qual os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos e despertar o gosto pela história de Portugal.
Para além desta actividade, os alunos puderam ainda participar nas Comemorações do Centenário da República na Escola EB2, 3 dos Pombais, no dia 4 de Outubro. Neste dia, os alunos de 3º e 4º ano tiveram a oportunidade de ouvir o Hino Nacional cantado por alunos mais velhos daquela escola e ainda ouvir um discurso da Directora do Agrupamento sobre este tema.


Texto colectivo
4ºD

Sem comentários: