7 de junho de 2010

Conhecer o que é o Bullying para o combater


Bullying é uma palavra inglesa que significa a atitude agressiva que há nas escolas entre alunos. Existem duas maneiras de magoar as pessoas: de forma física que é quando se bate e de forma verbal que é quando se chamam nomes.
Os principais alvos do Bullying são as crianças. Os autores de Bullying são as pessoas que gostam de gozar e bater e, por fim, os coniventes do Bullying são pessoas que quando vêem um aluno ser agredido não fazem nada para o ajudar.
Agora presta atenção a três conselhos que te vou dar:
- Se vires uma briga ou alguma coisa do género conta a um adulto disponível, como uma auxiliar ou uma professora;
- Evita andar sozinho no recreio pois podem gozar contigo ou bater-te, e assim não tens testemunhas;
- Não deixes que te tratem mal, defende-te e não ligues a ameaças.
Não deve haver Bullying, nós queremos AMOR, AMIZADE, ALEGRIA e PAZ!!!
Catarina Neves 3º D


A Escola Rainha Santa agradece a colaboração das enfermeiras Ana Teresa e Cristina Lopes (esta também encarregada de educação) pela sua orientação das sessões sobre o tema bullying, que decorreram nos meses de Abril e Maio, na nossa escola. Nestes debates participaram todos os alunos da escola. Pretendeu-se informar os alunos sobre o que é o bullying, como se sentem as vítimas de bullying e o que se deve fazer para ultrapassar este problema.
Continuaremos a apreciar iniciativas dos encarregados de educação, que estejam em consonância com o nosso Projecto Educativo.

1 comentário:

Ti Cris disse...

Foi com enorme gosto e satisfação, pessoal e profissional que considerámos esta participação na Educação para a Saúde dos alunos da EB1 Rainha Santa.
A orientação das 13 turmas revelou-se gratificante tanto para alunos como também para professores, visto que este é um tema muito actual e cada vez mais praticado em ambiente escolar.
Enf.ª Ana Teresa Pinto
Enf.ª Cristina Lopes